Spread the knowledge

A 25ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, realizada na cidade de Ribeirão Preto (SP) entre os dias 30 de abril e 04 de maio, superou em 22% o volume de negócios. Ao todo, o evento movimentou R$ 2,7 bilhões. O bom desempenho financeiro confirma a estratégia de aplicar ciência e tecnologia para ampliar a produtividade na lavoura.

Na edição deste ano, a digitalização dos processos agrícolas dominou os corredores. Termos como conectividade, internet das coisas e inteligência artificial dividiram espaços com sistemas de irrigação, controle biológico e a potência do maquinário. Mas o que computadores e sistemas têm a ver com a comida que a gente come? Tudo.

O avanço da agricultura de precisão – conjunto de tecnologias que permitem a obtenção e avaliação de informações para estudar as variáveis que influenciam no rendimento dos cultivos – avança a passos largos. Os tratores e colhedeiras capturam dados que vão da umidade do solo à taxa de produtividade de cada pedaço de terra. Enquanto dispensam sementes, dispositivos instalados nos tratores recolhem amostras do solo. Sensores captam temperatura e antenas conectadas a essas máquinas enviam informações em tempo real.

Os dados permitem análises para determinar a melhor hora de plantar, irrigar, pulverizar e colher cada alimento. Como resultado, é possível produzir mais sem ampliar a área de cultivo. Há ainda redução nos custos e na utilização de agrotóxicos.

A agricultura digital é estratégica para a segurança alimentar. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), será preciso ampliar a produção global de alimentos em 70% para alimentar, em 2050,  9 bilhões de habitantes. O grande desafio é permitir que países de todo o mundo – o que inclui os mais pobres – tenham acesso à tecnologia.


Spread the knowledge

One thought on “Agricultura digital é estratégica para segurança alimentar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Left Menu Icon